Introíbo ad altáre Dei. Ad Deum qui laetíficat juventútem meam. Vou-me aproximar do altar de Deus. Do Deus que é: A alegria da minha juventude!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Em todo lar: um altar! – Vamos adquirir um genuflexório?

Salve Maria, Imaculada!
Hoje trago uma nova postagem da série “Em todo lar: um altar!”.
Além de estarmos na Quaresma,
tempo propício para a penitência e mortificação,
temos nos preparado para o mês de Março dedicado a São José,
o virtuoso carpinteiro.
Até então as postagens desta série foram voltadas, em sua maioria, para as donzelinhas: confeccionar um véu para Nossa Senhora, dispor de um móvel e cômodo da casa para organizar o altar doméstico... mas, agora, dedico esta postagem especialmente aos rapazes que desejam imitar São José.
Trouxe vários modelos de genuflexórios
e gostaria de lançar este desafio:
que os rapazes providenciem um genuflexório para a sua casa!
Meu desafio poderia ir mais longe: que os rapazes tentassem, se possível, fazer o genuflexório. Penso que não seja tão difícil esta empreitada.
Como disse, apresento vários modelos,
mas podemos adquirir o mais simples, principalmente se for confeccioná-lo.
Escolha aquele que lhe pareça mais acessível.
Que, com este móvel tão inspirador à oração,
possamos imitar as virtudes de São José!



Estes primeiros genuflexórios são mais largos,
cabe mais de uma pessoa para rezar, penso que um casal.
É possível que você faça (ou mande fazer) um em outro modelo, mas de maior largura, tendo em vista esta intenção: que o casal reze junto.
Vejamos outros genuflexórios:









Com apenas algumas diferenças nos detalhes dos modelos,
a maioria dos genuflexórios acima oferecem as mesmas duas vantagens: 
1º. Um lugar para colocar a liturgia, a Bíblia, o devocionário etc;
2º. O lugar onde se ajoelha pode ser levantado,
o que deixa o genuflexório mais estreito e fácil de guardar.
 Agora, abaixo, é impossível não notar a delicadeza da cruz:



O próximo genuflexório chama a atenção por conter uma espécie de "bauzinho":


Outros modelos:



 Alguns genuflexórios parecem uma cadeira com perninhas curtas rsrsrs.
Mas eu acho que alguns modelos são bem delicados, geralmente são usados em cerimônias de casamento, e, outros, são sacros. Vejam:





Temos genuflexórios que são verdadeiras obras de arte:




 Irmãos, trouxe os mais variados modelos de genuflexórios
que me foi possível reunir.
Se for confeccioná-lo, lembre-se que não estou propondo obras de arte,
mas um piedoso móvel para a oração.
Por isso, fique livre para escolher o modelo!
Peço a São José que, primeiramente,
infunda no coração de cada rapaz a disponibilidade que ele teve,
depois, a coragem de crescer nas virtudes e habilidades
do "homem justo e piedoso".
A vocês, peço: por favor, em especial ao adquirirem o genuflexório,
rezem ao menos uma Ave-Maria por mim?
Que São José recompense a todos!
Tenham uma santa Quaresma
e um abençoado mês de Março dedicado a São José!
Espero receber fotos dos genuflexórios adquiridos e contar com a presença de todos neste mês que se segue, pois teremos postagens especiais!
Deus abençoe!


10 comentários:

  1. Eu quero montar um altar, mas vai ser na sala mesmo, pois não tenho tv. Quero um genuflexório, mas não sei onde comprar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Veja, infelizmente acho difícil encontrar pronto para comprar.
      O site do mercado livre foi, até então, o único lugar na internet que encontrei genuflexórios a venda, mas são muito caros e são peças muito antigas, nem sempre bonitas... mas dê uma olhadinha lá...
      Penso que o melhor seria encontrar um bom marceneiro e mandar fazer o modelo que lhe agrada. E não deixe de fazer uma pesquisa de preços! Porque este tipo de trabalho costuma não ser tão barato...
      Por isso que não consegui adquirir o meu ainda :-(
      Que São José, rogue por nós!

      Tenha uma santa sexta-feira!

      Excluir
    2. Salve Maria!
      Meu nome é Marcos e costumo procurar móveis ou artigos religiosos antigos nos antiquários da capital de São Paulo no bairro do Bixiga, tanto é assim que encontrei meu genuflexório por R$ 150,00, mas não é sempre esse preço, foi uma graça eu achar este.

      Excluir
    3. Salve Maria, Marcos!
      Interessante: procura de móveis e artigos religiosos em antiquários. Que os Santos Anjos te conduzam!
      Fico feliz pelo "achado"! É de fato uma grande graça da Providência Divina!

      Excluir
  2. Olá o genuflexório também serve para por no quarto de uma mulher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Salve Maria! Sim, o genuflexório pode ser colocado no quarto de uma mulher e ser utilizado por ela!
      Fique com Deus!

      Excluir
  3. Veja como ficou meu altar: http://www.flickr.com/photos/wmandrade/8075541513/in/set-72157623418046472/

    E estou então sem tv.

    Ainda me falta comprar o genuflexório...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi seu altar... Singelo...
      Que Deus o abençoe e que a Providência Divina seja contigo!
      Obrigada por partilhar!

      Excluir
  4. Vou tentar fazer um. Se der certo posso postar fotos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Que Deus abençoe sua iniciativa em tentar fazer seu genuflexório... fique livre para postar.

      Excluir

Salve Maria!
Muito obrigada pela disponibilidade em escrever-me seu comentário! Ele proporciona um feedback sobre as postagens e isso pode ser maravilhoso!
No entanto, peço que não escreva comentários ofensivos ou de duplo sentido e intenção. Eles podem não ser publicados! Penso que, ao visitar o blog, entenda o fim para o qual foi criado e deseje crescer na piedade e devoção.

"Não saia de nossa boca nenhuma palavra inconveniente, mas, boa para edificação, que comunique graça aos que a ouvirem" (Efésios 4,29).

"As palavras amáveis são favo de mel: doce ao paladar e força para os ossos" (Provérbios 16,24).

Contemplemos Jesus na escola de Maria!